A coisa mais importante a ter em mente é que cada criança com autismo é um indivíduo, com suas próprias forças e diferenças. Essa é parte da razão pela qual o termo “espectro” é usado! Não é possível fazer uma afirmação sobre todas as crianças autistas, pois cada criança pode precisar de diferentes níveis de apoio em diferentes áreas. (Claro, isso também é verdade para crianças sem autismo.)
Aqui estão algumas maneiras diferentes pelas quais crianças autistas podem desenvolver habilidades de comunicação:
- Algumas pessoas autistas podem nunca usar a linguagem falada e podem aprender a se comunicar efetivamente de outras maneiras.
- Alguns podem desenvolver habilidades de linguagem e comunicação mais tarde do que seus pares, e alguns podem desenvolver sua linguagem em uma ordem diferente.
- Algumas crianças autistas desenvolverão a linguagem falada de maneira típica, mas podem precisar de apoio em outras áreas de comunicação, como comunicação social ou fluência.
Se seu filho é autista, uma avaliação de fala e linguagem é uma ótima ideia para explorar se ele pode se beneficiar dos serviços de fonoaudiologia. Se houver áreas em que a terapia da fala possa ajudá-los, começar cedo (conhecido como intervenção precoce) pode ser extremamente impactante para seu crescimento e desenvolvimento!
Como a fonoaudiologia ajuda crianças autistas
Crianças autistas podem ter todos os tipos de pontos fortes – a lista é longa! Alguns exemplos incluem:
- Ter conhecimento detalhado em áreas específicas
- Pensando e aprendendo de forma visual
- Ser confiável
- Ter uma ótima memória
- Sendo honesto e direto
- Pensar criativamente para resolver problemas
Ao mesmo tempo, muitos autistas precisam de apoio na comunicação. A terapia da fala pode mudar a vida de pessoas autistas, bem como de seus familiares, especialmente nas áreas da linguagem receptiva e expressiva.
- Linguagem receptiva significa entender o que está sendo comunicado a você.
- Linguagem expressiva significa comunicar seus pensamentos e ideias para os outros.
Lembre-se de que “linguagem” não significa apenas palavras. Pense em todas as outras maneiras pelas quais comunicamos nossos pensamentos. Usamos gestos, olhares, expressões faciais, linguagem corporal e muito mais. Tudo isso conta como comunicação!
Algumas crianças autistas podem precisar de ajuda com linguagem receptiva e expressiva Eles podem ter problemas com:
- Compreender e usar gestos como apontar e acenar
- Compreender as palavras e falar
- Seguindo direções
- tendo conversas
Eles podem repetir palavras ou frases que ouviram. Ou eles podem usar comportamentos desafiadores em vez de palavras para se comunicar. A fonoaudiologia pode fazer a diferença em todas essas áreas.